quarta-feira, 14 de maio de 2014

intruders 250

Essa bela Intruder 250 me conquistou pelo fato de ser um projeto simples, mas extremo bom gosto.
Essa criação feita pelo Luiz Henrique Soto Riva, da longinquá Boa Vista, em Roraima mostra que não é preciso estar nos grandes centros ou gastar montanhas de dinheiro para montar um projeto de nível internacional.
No relato do Luiz, isso tudo fica bem claro:

"Usei como base uma Suzuki Intruder 250 ano 1999. Comprei a moto por R$ 1.800,00, sendo que desse valor cerca de R$ 300,00 foram referentes a débitos. Uma pechincha! A escolha da moto se deu por dois motivos bem simples: oferta e preço. Moro atualmente em Roraima e o mercado de motos antigas aqui é, digamos assim, inexistente. Por isso a Intruder foi a opção mais sensata (e barata). Não me arrependo da decisão."

De fato, a moto estava relativamente integra, mas precisando de muito carinho:
Segundo o Luiz, o motor estava em bom estado, mas partes como suspensões, rodas e elétricas precisaram ser revisadas. Uma coisa que facilitou o trabalho foi o fato de ele ter feito um curso de mecânica do Senai, o que facilitou as coisas. Após isso veio o processo de desenho da moto, e que por mais simples que seja, é muito importante e na maioria das vezes esquecido. Segundo o criador da máquina:

"Já com a moto em casa, comecei a fazer medições e simulações para decidir por onde ir na customização. Tirava fotos e as editava no Paint para ter uma noção visual da coisa. Apesar de ser um método tosco, facilitou demais para mim."

O processo de construção da moto é simples, porém super bem feito. O chassi teve a parte traseira levemente cortada e ganhou um loop e pequenas barras para melhorar a fixação do banco. Ainda foi bolada uma caixa para abrigar todo sistema elétrico, que foi todo refeito de forma simplificada.
Um dos pontos altos da moto, o banco foi feito a partir de uma placa de “PARE” que, foi cortada e dobrada. A espuma do banco original foi cortada e moldada à forma do novo a assento.
Outra ótima solução nesse projeto foi a escolha das rodas e pneus. Vou transcrever aqui a "receita" do Luiz, que é excelente:

" Originalmente a Intruder 250 usa rodas 16” atrás e 18” na frente. Para um perfil mais horizontal, troquei as rodas por um par da Three Heads, mantendo 18” na dianteira e aumentando para 17” a traseira (esse modelo é o que se vende para a Bros). Importante destacar que a oferta de pneus traseiros tamanho 16” é muito mais custom/chopper que racer/tracker. Já para aros 17” as opções são bem mais numerosas! Os raios também tiveram de ser trocados: os da XT660 atrás e os da Titan KS na frente. Quanto aos pneus, na frente estou usando um DuraTraction 18” 90/90 e atrás um MT60 120/90 17”.

Um dos maiores desafios ao customizar a Intruder é a frente demasiadamente elevada em relação a traseira da moto. É uma característica que favorece e as custom, mas para uma personalização Cafe Racer, Brat ou similares não cai bem. para contornar isso, a suspensão dianteira foi recondicionada e rebaixada. Foram 5 um pouco foi feito com um leve deslocamento das bengalas na mesa. Atrás foram mantidos os amortecedores originais, apenas sendo usados espaçadores para ganhar alguns cm na altura e subir a traseira, contribuindo para a “horizontalização” da moto.
Uma das coisas que ajudou a baixar o custo do projeto foi o uso inteligente na aquisição de peças. Algumas foram compradas em Boa Vista, mas a maior parte das peças foi comprada pela internet, como o eBay.com e dealextreme.com. Nesse projeto, itens como piscas, lanterna traseira, guidões, retrovisores foram importados.
Nas palavras do Luiz, os custos do projeto:
"Levei 4 meses em todo o projeto, mexendo na moto basicamente aos finais de semana. O custo da customização, já contando com o valor pago pela moto, ficou em cerca de R$ 4.500,00."

O Luiz também postou videos com os detalhes da customização e com a moto em funcionamento:




Caso você tenha alguma dúvida, pode acessar o Build Log que o Luiz Henrique mantém no site "Do The Ton", onde em ilustra os passos e dá as dicas sobre o trampo feito. De resto só me resta dar os parabéns pelo trabalho feito pelo Luiz. Uma das melhores GN 250 Intruder já feitas, no estilo Cafe Racer/Bratstyle.

Tags

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.